Vinícola Guaspari | Processo – Vinificação

Uma vez trazidos para a vinícola, os cachos passam por uma nova seleção antes do processo de vinificação – o respeito com que tratamos a uva é a base para o grande vinho que buscamos.

Com o começo da produção de um novo vinho, as atividades se intensificam na vinícola, que fica cheia de vida. Nossa produção é toda feita em tanques de inox; o processo de fermentação pode ser realizado tanto nos próprios tanques como no ovo de concreto ou diretamente nas barricas, dependendo do tipo de vinho. 

Vinícola Guaspari | Processo – Estágio em Barrica e Blend

É na sala de barricas que se dá o aprimoramento do vinho, um processo que dura de 12 a 24 meses. Na Vinícola Guaspari, trabalhamos exclusivamente com barricas de carvalho francês de três fornecedores – Taransaud, François Frére e Ermitage –, muitas delas trazidas para o Brasil pela primeira vez especificamente para este projeto.

Durante o estágio em barrica, são feitas diversas análises para monitoramento do vinho, sempre com o cuidado de interferir o mínimo possível no fascinante processo de troca de aromas e sabores entre o vinho e o carvalho.

Na etapa final do estágio em barrica, intensifica-se o processo de provas, degustações e análises que dá base para a arte de fazer o blend do vinho. É nessa fase que o enólogo une a sua criatividade ao rigor técnico para combinar harmoniosamente as características que marcarão o estilo e a personalidade do vinho. A partir daí, o vinho continua se desenvolvendo para adquirir estrutura e complexidade.

 

O fato de sermos pioneiros em uma nova região vitivinicultora levou-nos a criar uma estrutura própria de laboratório e engarrafamento.

Essencial em todas as etapas da produção dos nossos vinhos, o laboratório foi montado com equipamentos de ponta – a maioria deles importada – e segue os padrões franceses de qualidade, que estão entre os mais rigorosos do mundo. É nele que são tomadas as decisões relacionadas ao campo, ao processo de vinificação, à maturação e ao corte (blend) dos vinhos.

O aguardado momento de engarrafar os vinhos simboliza a conclusão do processo de vinificação. Nossa linha de engarrafamento foi importada da Itália e opera em um circuito fechado e automático, sem intervenção humana. Utilizamos apenas rolhas de cortiça natural importadas de Portugal, que são intensamente testadas e analisadas para garantir a perfeita evolução dos vinhos.

Após o engarrafamento, o vinho ainda não está pronto para o consumo: ele retorna à adega, onde passa por mais um período de aprimoramento – desta vez em garrafa – que varia de seis a 18 meses.

Seleção de Uvas Vinícola Guaspari Seleção de Uvas Vinícola Guaspari