As premiações de vinhos mais prestigiadas do mundo

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, muitas vezes simbolizando status e prestígio para quem os…

Premiações de vinhos mais prestigiadas do mundo. Photo by Bruno Cantuária.

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, muitas vezes simbolizando status e prestígio para quem os consome. Em razão disso, existem no mundo premiações que contribuem para potencializar essas produções. Cada uma delas tem o poder de alterar completamente o valor dessas garrafas no mercado, trazendo glamour aos compradores desses exemplares e uma grande estima para quem os recebe como presente. Neste artigo vamos explorar as mais importantes premiações de vinhos do mundo, bem como o impacto das competições no mercado.

As Principais Premiações de Vinhos do Mundo

Atualmente as premiações de vinhos movem-se no contexto de busca pela perfeição, contribuindo para potencializar as produções. Dessa forma, elas são capazes de enaltecer vinícolas, estimulando enólogos a repensar a qualidade nos processos de vinificação. Como resultado, há o fomento de um novo caminho norteador aos consumidores, que aguardam ansiosos por novas experiências sensoriais.

Por isso, muitos países realizam esses concursos com o intuito de promover vinhos e vinícolas, projetando-as para o mundo através de suas individualidades e metodologias locais. A ideia é que haja o aumento das expectativas dos apreciadores através das premiações que são exibidas com orgulho nas campanhas de marketing e divulgações de rótulos vencedores.

A seguir, conheça as premiações de vinhos com mais prestígio do mundo. 

Decanter World Wine Awards

Londres é uma das mais importantes cidades como referência do vinho em todo o mundo. Na cidade encontra-se a WSET (Wine, Spirit, Educations & Trust), uma instituição que se dedica à formação e certificação de sommeliers desde 1969. 

A instituição é sede um dos mais importantes concursos de vinho no mundo, com edições anuais que a revista Decanter organiza, batizando-o Decanter World Wine Awards (DWWA). 

No evento são convidados jornalistas e sommeliers como juízes para contribuírem nas avaliações, análise sensorial e julgamento dos rótulos participantes.

As avaliações são feitas às cegas (Blind Tasting), com análise dos vinhos individualmente sem identificação, dessa forma não permitindo que haja benefício a qualquer produtor. 

Os prêmios são medalha de bronze, prata e ouro, aumentando significativamente o valor dos rótulos premiados, além de enaltecer vinícolas e enólogos.

International Wine and Spirits Competition

Considerado um dos concursos de vinhos mais antigos do mundo, surgindo em 1969, O International Wine and Spirits Competition (IWSC) analisa a procedência e as características químicas dos vinhos. 

A análise ocorre a partir de um júri de sommeliers e jornalistas especializados, que conferem uma pontuação de 0 a 100. Aqueles que atingem nota entre 75 e 79 recebem medalha de bronze; atingindo de 80 a 89 pontos recebem medalha de prata; enquanto aqueles que recebem de 90 a 100 pontos levam a medalha de ouro.

The International Wine Challenge

Desde 1984 o International Wine Challenge (IWC) é um dos concursos de mais destaque no panorama global. Nele, juízes degustam e avaliam vinhos em etapas que possuem critérios diferentes, aumentando o grau de dificuldade. 

Por ser uma avaliação complexa, os vencedores são ainda mais valorizados, contando com destaque entre vencedores de outras competições. Por isso, dentro do setor vitivinicultor, levar um prêmio IWC é um grande desejo.

Além de promover competições de rótulos tradicionais, o IWC realiza também competições regionais, levando e mostrando ao mundo produções pouco conhecidas do grande público, trazendo assim ao cenário mundial produtores de menor expressão.

Concoors Mondial de Bruxelles

Um dos concursos mais importantes do mundo, o Concoors Mondial de Bruxelles se destaca pelo fato de ser uma competição viajante,  ocorrendo em diversas cidades pelo mundo a cada ano. 

Também com premiações em medalhas, mas com referências diferentes, distribui medalhas de prata, ouro e grande ouro, tendo um reconhecimento significativo no mundo das competições vinícolas.

Brazil Wine Challenge

A principal competição em solo brasileiro e uma das mais importantes da América Latina. Quem a promove é a Associação Brasileira de Enologia (ABE). Acontece todo ano no sul do Brasil, e também exibe a ratificação da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

China Wine & Spritis Awards

A premiação teve início em 2012, com uma ascensão meteórica, tornando-se referência na Ásia e no mundo. Com vinhos de mais de 30 países e júri composto por 100 juízes, o concurso ocorre duas vezes ao ano (Primavera e Outono) e foi grande responsável pela expansão de vinhos e destilados no mercado chinês.

Como são selecionados rótulos para premiações

  As competições internacionais de vinhos se tornaram uma grande vitrine para produtores, vinícolas e enólogos, sendo cada vez mais importantes para promover rótulos no mundo todo. 

Para isso, os organizadores selecionam produções com grandes expectativas, dividindo-os por: 

Dessa forma, o objetivo é gerar ansiedade e aguçar os paladares dos espectadores.

A presença vinhos nacionais nas premiações

Os vinhos brasileiros estão ganhando notoriedade em todo o mundo, conquistando premiações significativas, de renome e grande valor no universo do vinho. Dessa maneira, as premiações contribuem para o crescimento e o aquecimento do mercado interno, conquistando um público cada vez mais informado e interessado nas produções. 

Muitas espécies de uvas vitiviníferas europeias se adaptaram às mais diversas regiões de nosso país continental. Enquanto isso, muitas outras estão em processo de adaptação, exigindo estudo e pesquisa extensa de enólogos que buscam cada vez mais a inovação do mercado consumidor brasileiro, que está sempre em sintonia com as tendências mundiais, mas sempre mantendo o orgulho e a “brasilidade” que encanta e aguça paladares de consumidores em todo o mundo.

Outro fator marcante nos vinhos nacionais nas premiações é a grande variação de terroirs brasileiros, que trazem características únicas do solo, clima, microclima, interferências culturais e étnicas de suas regionalidades. Estes aspectos refletem personalidade aos vinhos, transmitindo ao apreciador momentos de prazer e descobertas de novas fronteiras através dos conceitos da degustação perceptíveis ao visual, olfato e paladar.

Com premiações internacionais conquistadas por vinhos do Brasil, o cenário da vinicultura brasileira ganhou holofotes de diversas partes do mundo. Por isso há a contribuição para a expansão da produção em territórios inéditos na história da exportação nacional, fomentando a geração de empregos diretos e indiretos e contribuindo para o crescimento econômico para milhares de famílias que atuam no setor.

Conclusão

É fato que competições motivam seus competidores, mas, para além disso, os consumidores são ainda mais favorecidos por entrarem em contato com grandes rótulos. 

Podemos notar que a evolução da vinicultura teve um salto significativo, aprimorando estudos técnicos e fatores empíricos através de gerações, mostrando que concursos pelo mundo não são apenas uma “vitrine” mas sim uma possibilidade de se “remapear” o mundo através de novas tendências e personalidades. A evolução bate à nossa porta diariamente, devemos estar sempre em busca da ascensão, afinal, o que nos move não são as respostas, e sim as perguntas que a expectativa da próxima degustação geram.

Similar Posts