O que é enoturismo? Descubra o prazer de viajar pelo mundo do vinho

Também conhecido como turismo do vinho, essa modalidade combina a arte de degustar vinhos com o prazer de explorar vinícolas

Placa de entrada da Vinícola Guaspari, um dos principais destinos de enoturismo em São Paulo

O enoturismo, uma expressão que combina a arte de degustar vinhos com o prazer de explorar vinícolas e regiões produtoras, tem se tornado uma das modalidades turísticas mais populares do mundo, conquistando um número crescente de aficionados e curiosos que buscam não apenas degustar um bom vinho, mas também imergir na cultura e tradição vitivinícolas. 

Mas, afinal, o que é exatamente o enoturismo? Como ele funciona e por que está crescendo tanto em popularidade? Vamos entender mais sobre essa modalidade e por que ela tem se tornado uma tendência global.

O que é enoturismo?

O termo “enoturismo”, também conhecido como turismo do vinho, refere-se à prática de viajar para regiões vitivinícolas com o objetivo principal de conhecer, degustar e comprar vinhos diretamente das vinícolas. 

Contudo, não se trata “apenas” disso. O enoturismo permite aos visitantes mergulharem nas tradições e na paisagem única de cada região vinícola, descobrindo o terroir e apreciando não apenas o produto final, mas todo o percurso desde o cultivo das uvas até serem transformadas nesse líquido precioso.

Para os amantes da bebida de Baco, essa combinação de viagem com degustação é uma experiência incomparável, que vai além do simples ato de beber vinho, envolvendo todos os sentidos em uma jornada que explora cultura, história e, é claro, a complexidade de sabores e aromas que as uvas podem oferecer.

Para quem é o enoturismo?

Engana-se quem pensa que o enoturismo é destinado somente para os especialistas em vinho. Este tipo de viagem agrada a todos os públicos, independentemente do nível de conhecimento sobre o universo dos vinhos, pois trata-se de uma experiência enriquecedora, tanto em aspectos culturais e históricos, quanto em termos gastronômicos.

O crescimento do enoturismo

Nos últimos anos, o enoturismo tem registrado um crescimento notável, muito em partes por essa capacidade de atrair a diversos tipos de turistas. São pessoas que buscam  experiências autênticas, que procuram conhecer a história, as pessoas e a cultura por trás de cada garrafa de vinho.

Além de degustar, os enoturistas têm a oportunidade de aprender sobre as técnicas de vinificação e os desafios da viticultura. Sem mencionar que muitas vinícolas estão situadas em locais de tirar o fôlego, rodeadas por paisagens naturais, o que permite uma conexão única com a natureza.

Também vale pontuar que o enoturismo não beneficia apenas os turistas, para as regiões vinícolas ele representa um importante impulso na economia local, criando empregos e promovendo a cultura regional.

Principais destinos de enoturismo no Brasil

Embora relativamente novo no universo vitivinícola, o Brasil já se consolida como importante destino para o enoturismo, com belas vinícolas e produções de alta qualidade. Alguns dos principais destinos vinícolas nacionais incluem:

Vale dos Vinhedos

Localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos foi a primeira região produtora de vinhos finos do país a ser oficialmente reconhecida como Indicação Geográfica. Desde 2012, os vinhos elaborados ali, seguindo as normas de cultivo e vinificação estabelecidas pela Aprovale, recebem a Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos.

Um dos destinos vinícolas mais conhecidos do país, o Vale abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, e é o lar de mais de 30 vinícolas. Entre as uvas mais na região estão Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir e Sauvignon Blanc.

Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul, é responsável por cerca de 90% da produção de vinhos finos do Brasil. Entre os municípios que integram a maior região vinícola do país estão Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha e Monte Belo do Sul. A Serra abriga mais de 550 vinícolas, muitas delas pequenas, de origem familiar, e outras de grande porte, como Miolo, Casa Valduga e Aurora.

Uma das épocas mais interessantes para visitar a Serra Gaúcha é durante a vindima, nos meses de fevereiro e março. Nessa época festiva, as vinícolas oferecem atividades especiais, como colheita das uvas, degustação de vinhos novos e até mesmo hospedagem em meio aos vinhedos.

Vale do São Francisco

Conhecido por seu clima tropical semiárido, o Vale do São Francisco também tem se destacado na produção de vinhos finos, concentrada nos estados da Bahia e de Pernambuco, no eixo Petrolina-Juazeiro.

Única no Brasil, essa região produz os chamados vinhos tropicais. Com técnicas inovadoras, seus vinhedos irrigados com água do rio São Francisco e as altas temperaturas possibilitam a produção de uva durante todos os meses.

Entre as principais variedades tintas estão a Syrah, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, enquanto nas brancas destacam-se Chenin Blanc, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Moscatel. Em 2022, a região recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP).

Santa Catarina

O enoturismo em Santa Catarina é uma atividade em crescimento, com a região oferecendo aos visitantes uma experiência única ao combinar a degustação de vinhos de alta qualidade com a beleza natural da Serra Catarinense. 

A região de São Joaquim é um importante pólo vitivinícola do estado, com cerca de 40 vinícolas. A região vem se destacando na produção de vinhos de altitude, sendo conhecida por seus vinhos tintos, especialmente os elaborados com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.

Serra da Mantiqueira

A região vinícola da Serra da Mantiqueira, localizada no Sudeste, principalmente em Minas Gerais e São Paulo, é uma das mais promissoras do país. A altitude das vinícolas dessa região pode chegar aos 1.200 metros acima do nível do mar, o que contribui para condições climáticas especiais, e que resultam em vinhos com características únicas.

O pioneirismo na vitivinicultura na Serra da Mantiqueira deve-se à Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, que trouxe a uma região tradicionalmente cafeeira a produção de vinhos de alta qualidade, possibilitada pela técnica da dupla poda.

Atualmente, a Serra da Mantiqueira conta com cerca de 20 vinícolas em operação, produzindo uma variedade de vinhos tintos, brancos e rosés. A uva ícone, que melhor se adaptou na região e à dupla poda é a Syrah. Contudo, outras variedades, como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier, têm originado vinhos de altíssimo nível, com reconhecimento nacional e internacional.

A região vem se tornando um destino popular para o enoturismo, atraindo turistas de todo o Brasil e do mundo. Os visitantes podem desfrutar não apenas dos vinhos, mas também das belas paisagens montanhosas e do clima agradável.

Além da Guaspari, aqui estão algumas vinícolas que você pode incluir no seu roteiro:

  • Vinícola Casa Verrone (São Bento do Sapucaí, SP)
  • Vinícola Casa Geraldo (Andradas, MG)
  • Vinícola Stella Valentino (Andradas, MG)
  • Vinícola Terras Altas (São Bento do Sapucaí, SP)

Dicas para aproveitar ao máximo sua experiência

Quando falamos sobre viagens, inclusive no enoturismo, planejamento é um ponto fundamental para que você possa aproveitar ao máximo sua experiência, desfrutando do que cada local tem a oferecer. Por isso, pesquise antes os melhores destinos para provar um bom vinho, aprenda mais sobre a região, suas características e rótulos emblemáticos. Além disso, procure outras opções de passeios locais, para conhecer mais sobre a história e cultura do local.

Para uma experiência mais rica, opte por tours guiados que explicam o processo de vinificação, a história da vinícola e as particularidades dos vinhos degustados. Verifique a disponibilidade e garanta a sua reserva antecipada, pois muitas vinícolas disponibilizam esses passeios apenas com agendamento prévio.

Outra dica importante é o respeito ao ambiente e aos profissionais envolvidos. Lembre-se de que você está visitando um local de trabalho e produção, onde muita dedicação e carinho são investidos, por isso seja respeitoso e atento às regras locais.

Seja curioso e pergunte! Não tenha medo de fazer perguntas, tirar dúvidas, pois os produtores, sommeliers e demais profissionais adoram compartilhar sua paixão pelo vinho. Esta é uma oportunidade incrível para troca de experiências.

Explorando o universo dos vinhos

O enoturismo é uma combinação fascinante de viagem, cultura e sabor. Para os amantes do vinho, oferece uma oportunidade ímpar de aprofundar seu conhecimento e paixão. Para aqueles novos no universo vitivinícola, é uma porta de entrada para descobrir um mundo repleto de aromas e histórias. 

Se você está pensando em sua próxima viagem, considere explorar uma região vinícola e mergulhar neste fascinante universo

Posts Similares